O zumbido no ouvido atinge milhares de pessoas ao redor do mundo. Conhecido também como acúfeno, tinnitus ou tinido, trata-se de uma sensação auditiva que não acontece por estímulos externos ao organismo, ou seja, é um sintoma associado a várias formas de perda auditiva.
O incômodo é acometido por um som persistente que pode ser semelhante ao som produzido por um apito, abelha, cachoeira, panela de pressão, entre outros.
O zumbido no ouvido pode ser desencandeado por centenas de fatores que causam incômodos principalmente nos momentos de silêncio. Como exemplo pode-se citar: exposição prolongada a sons acima de 85 dB, problemas de saúde, tais como, alergias inflamação no ouvido médio, diabetes, problemas na área da coluna cervical e medicamentos.
Além dessas causas, para evitar o Tinittus é importante não ficar em exposição prolongada em ambientes com altos índices de ruídos como boates e shows, tratar problemas da tireóide, estresse e depressão.
Por ser um sintoma com origem multifatorial, é recomendado que o zumbido no ouvido seja supervisionado por um equipe multidisciplinar composta por: otorrinolaringologista, dentistas, fonoaudiólogos, entre outros.
Comments